CONDIESEF-MG participa do Seminário “Doping no Cenário dos Grandes Eventos”

01-10-2013 13:54

CONDIESEF-MG participa do

Seminário “Doping no Cenário dos Grandes Eventos”

 

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) e o Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região/Minas Gerais (CREF6/MG) abrem as inscrições gratuitas para o seminário “Doping no Cenário dos Grandes Eventos”. O encontro será realizado no dia 02 de outubro, das 09h às 17h, no Teatro José Aparecido de Oliveira da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, localizado na Praça da Liberdade, 21, Bairro Lourdes, em Belo Horizonte.

As 220 vagas oferecidas são voltadas a atletas, professores, técnicos, estudantes da área de educação física e federações. A data limite para que os interessados se inscrevam é até o dia 27 de setembro ou quando atingir o número disponível de vagas.

O seminário contará com a palestra do membro da World Anti-Doping Agency- WADA, órgão máximo de controle de dopagem no mundo, Dr. Eduardo de Rose. A agência tem como missão promover e coordenar a luta contra a dopagem no esporte, sob todas as formas.
Segundo o secretário de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, a inciativa visa coibir o consumo de substâncias químicas em competições, bem como democratizar informações de combate ao uso de drogas em atividades esportivas. “Um dos compromissos do Governo de Minas é de alinhar ações, somar esforços e definir o rumo das políticas de combate ao problema das drogas que assola nossa sociedade. Acredito que as ações previstas na campanha, tais como criação de um site específico sobre o assunto; debate por meio do seminário; parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) e realizações de exames antidoping nos Jogos de Minas e demais campeonatos mineiros, vem ao encontro aos princípios da qualidade de vida inerentes ao esporte”.

Durante o seminário será lançada a campanha “Eu não preciso de doping para ser o melhor. Nem você”, cuja finalidade é de conscientizar tanto os atletas, técnicos, médicos, nutricionistas e demais profissionais envolvidos com o treinamento esportivo, quanto a população em geral sobre o problema do doping no esporte.

Curiosidade
A temática do “Doping” voltou à tona nos meios de comunicação após o premiado ciclista americano Lance Armstrong confessar ter recorrido às substâncias proibidas e outros tipos de trapaças para melhorar o seu desempenho nas competições.
De acordo com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem-ABCD, considera-se dopagem o uso de substâncias ou métodos capazes de potencializar artificialmente o desempenho esportivo, sejam eles prejudiciais á saúde do atleta, á saúde de seus adversários ou contrário ao espírito de competição.
Uma das formas de verificar a dopagem é a partir de amostras de urina ou sangue do atleta, a fim de detectar a utilização de substâncias proibidas como hormônios sintéticos, álcool, estimulantes, diuréticos e anabolizantes capazes de melhorar a performance esportiva do atleta.

Matéria: Flávia Braga

 

MAIORES INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES